Curso de Engenharia de Software - Prática em Engenharia de Software

A Fábrica de Software foi concebida em 2009 como um dos pilares para o Projeto Pedagógico do primeiro curso de graduação em Engenharia de Software no Brasil, o Bacharelado em Engenharia de Software da UFG, para apoiar atividades práticas de ensino em disciplinas relacionadas a software, contribuindo para o amadurecimento profissional do discente, disponibiliza para atividades de ensino um ambiente de trabalho análogo aos ambientes tipicamente utilizados pela indústria de software, fornece suporte técnico a docentes e discentes envolvidos em atividades de ensino que usam recursos tecnológicos da Fábrica e oferece oportunidades para realização de estágios, trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses relacionadas a software.

Também está entre os objetivos da Fábrica a consolidação do INF como centro de excelência nacional na formação profissional em software.

Os alunos da disciplina de Prática em Engenharia de Software participam ativamente de projetos na Fábrica de Software. São 320 horas de dedicação à construção de um software que tem impacto na sociedade, tendo contato com diversas áreas da engenharia de software, como requisitos, design, testes, construção de código, arquitetura de software e dentre outras. A disciplina Prática em Engenharia de Software tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência concreta de integração entre teoria e prática, vivenciando situações reais. A Fábrica, por sua vez, oferece ferramentas, infraestrutura e está atenta à qualidade no desenvolvimento e evolução de software.

A disciplina é ministrada na parte final do curso de Engenharia de Software para que possam ser colocadas em prática as habilidades desenvolvidas durante todo o curso.