Nossa história

A Fábrica de Software foi concebida em 2009 como um dos pilares para o Projeto Pedagógico do primeiro curso de graduação em Engenharia de Software no Brasil, o Bacharelado em Engenharia de Software da UFG. A formalização da Fábrica de Software ocorreu na reunião extraordinária do Conselho Diretor do Instituto de Informática da UFG realizada no dia 02/03/2010, quando foi aprovada a criação da Fábrica de Software.

Nessa data, o professor Fábio Nogueira de Lucena foi indicado para a coordenação da Fábrica de Software e exerceu essa coordenação até o primeiro semestre de 2012. Sob a coordenação do professor Fábio foram criadas as bases para o funcionamento da Fábrica, incluindo as principais políticas e processos organizacionais e a definição da infraestrutura necessária para a operação da Fábrica.

Em agosto de 2012, o professor Juliano Lopes de Oliveira assumiu a coordenação da Fábrica de Software. Dando continuidade ao trabalho iniciado pelo professor Fábio, os processos da Fábrica foram detalhados e aplicados em projetos. A Fábrica recebeu seus primeiros colaboradores permanentes, e a equipe foi estruturada para ampliar a forma de atuação da Fábrica junto ao INF.

Em maio de 2017, a Fábrica foi convertida em um órgão complementar do INF, com regimento próprio aprovado pelo Conselho Diretor do Instituto de Informática. Desde então a Fábrica atua, principalmente, no desenvolvimento e sustentação de sistemas de informação para o Instituto de Informática e no apoio a projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvem construção ou adaptação de software.

Esta evolução destaca a dedicação da Fábrica em criar um espaço onde o aprendizado se junta com a prática, beneficiando todos na comunidade do Instituto de Informática. A trajetória da Fábrica de Software evidencia sua importância no encontro da educação com a inovação e a experiência profissional, marcando sua presença na UFG e no INF de maneira significativa.