Dúvidas Frequentes

Confira abaixo as dúvidas respondidas sobre a Fábrica de Software:

A finalidade da Fábrica de Software é prover, por meio da prestação de serviços, soluções eficientes e inovadoras para atividades que envolvem pesquisa, desenvolvimento, avaliação ou uso de tecnologias e processos de software. Além disso, a Fábrica disponibiliza e mantém, dentro do ambiente acadêmico do Instituto de Informática, uma infraestrutura profissional para produção e sustentação de software.

Infelizmente, não. Contudo, a convivência dentro da Fábrica de Software te permite conviver com orientadores e orientandos do programa de mestrado.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos na fábrica de software 4 projetos: TCEduca, Inscrição na Pós, Sigera e o Mapa escolar. Confira a página de projetos para mais informações.

Os serviços de software prestados pela Fábrica de Software promovem inovação e integração entre ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. A Fábrica também contribui para o atendimento de demandas da comunidade local por produtos e serviços baseados em software, além de promover a transferência de conhecimento gerado na academia por meio da capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da área de software.

Existe sim similaridade com o mercado privado, uma vez que o ambiente de trabalho e os processos realizados para desenvolvimento de projetos são análogos aos ambientes tipicamente utilizados pelas indústrias de software.

Com certeza! A Fábrica de Software pode atuar em projetos que envolvem a realização de todo o ciclo de vida de desenvolvimento e manutenção de software, e também pode atuar em projetos cujo escopo envolve apenas uma fase do ciclo de vida de software (Requisitos, Projeto, Construção e Testes).

Os alunos de qualquer curso do INF (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Sistemas da Informação e Inteligência Artificial) podem entrar na Fábrica de Software sendo bolsistas ou voluntários. Além disso, os alunos de Engenharia de Software possuem a disciplina Prática em Engenharia de Software, que tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência concreta de integração entre teoria e prática por meio da participação em projetos da Fábrica.

O tempo de dedicação depende da função do aluno e, também, do tipo de projeto.

A Fábrica de Software fica localizada na sala 242, no segundo andar do Instituto de Informática, Campus Samambaia da UFG.

O tempo de duração varia entre um projeto e outro. Esse é um parâmetro acordado no início do projeto e em alguns casos pode sofrer alteração durante o decorrer do projeto. Porém, o tempo de atuação de um participante no projeto independe do tempo de duração do projeto. Por exemplo, alunos da disciplina de Prática de ES do curso de Engenharia de Software atuam no projeto durante o período da disciplina. Ao encerrar a disciplina, caso queiram continuar no projeto podem fazê-lo sendo voluntários ou bolsistas (quando houver recurso financeiro atrelado ao projeto).

Os alunos que estão na Fábrica de Software participam ativamente da construção de um software que tem impacto na sociedade, tendo contato com diversas áreas da engenharia de software, como requisitos, design, testes, construção de código, arquitetura de software e dentre outras. Além disso, os participantes da Fábrica de Software têm a oportunidade de vivenciar situações reais, integrando a teoria e a prática.