Prática em ES

Turma de Prática em Eng. Software inicia com novos projetos

Estudantes desenvolvem softwares educacionais em conjunto com a Fábrica de Software

Turma de Prática em ES reunida com a Fábrica de Software

Na segunda-feira, dia 18/03, a Fábrica de Software deu as boas-vindas a uma nova turma da disciplina Prática em Engenharia de Software, marcando o início de um semestre cheio de desafios e aprendizados. Com 24 alunos (que serão considerados como colaboradores) e o apoio de quatro docentes consultores – Fábio Nogueira de Lucena, Renato de Freitas Bulcão Neto, Sofia Larissa da Costa Paiva e Taciana Novo Kudo - a turma terá a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática em projetos reais que prometem beneficiar a comunidade.

O SimCAQ-VIX e a Revolução na Educação Pública

O primeiro projeto em destaque é o Simulador de Custo-Aluno Qualidade de Vitória/ES (SimCAQ-VIX), uma parceria com a prefeitura de Vitória para criar um sistema que calcula o custo de oferecer educação pública de qualidade no município. O projeto visa fornecer uma ferramenta essencial de planejamento orçamentário e diagnóstico educacional. Para desenvolvê-lo, os novos colaboradores serão dividos em equipes de documentação de requisitos, desenvolvimento front-end e back-end, além de uma equipe de testes.

Inovação na Gestão Acadêmica com o Sistema de Gestão de Oferta de Componentes Curriculares

O segundo grande desafio é o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Oferta de Componentes Curriculares, destinado a modernizar e estruturar a administração acadêmica na universidade. Este sistema busca resolver os problemas encontrados no atual cenário de gestão de currículos, oferecendo uma plataforma integrada para coordenadores de curso e vice-diretores facilitarem a organização curricular, gerenciamento de recursos e resolução de conflitos na distribuição de aulas. Neste projeto, os colaboradores serão divididos em 4 times: documentação de requisitos, prototipação, design arquitetural e P&D.

Prática em ES 2024.1

A disciplina de Prática em Engenharia de Software é reconhecida por sua abordagem prática, que prepara os alunos para os desafios do mercado de trabalho, colocando-os frente a projetos que contribuem significativamente para seu crescimento profissional e que possuem grande impacto social. Com o suporte dos docentes consultores e da equipe da Fábrica de Software, os estudantes têm a oportunidade única de transformar teoria em prática, promovendo a inovação e colaboração em projetos que vão além da universidade - além de entenderem melhor sobre os procedimentos, processos e organização de uma empresa de software renomada.

Categorias: Fábrica de Software desenvolvimento Engenharia de Software