Foto da apresentação TC Educa

Nova turma de Prática em Engenharia de Software é iniciada

Alunos aplicam conhecimentos na prática e conhecem mais sobre a organização de empresas

Grade de Fotos da Aula Inaugural de Prática em Engenharia de Software.

Na última segunda-feira, dia 17/04, teve início mais uma turma da matéria Prática em Engenharia de Software, no Instituto de Informática da UFG. A aula inaugural contou com a presença dos professores Elias Batista, Juliana Zinader, Juliano Lopes e Sofia Larissa, dos membros da Fábrica de Software Mariana Ramada, Murilo Lopes, Danillo Guimarães, Ramon Lopes, Leonardo Alves e Fernanda Bufon e de alunos do 9º período de Engenharia de Software. Foi apresentado o plano de ensino da matéria, além de dar as boas vindas aos estudantes e explicar como a disciplina vai funcionar.

Nessa nova etapa, os alunos da disciplina vão trabalhar em um projeto na Fábrica de Software, dentro do TC Educa: o Sistema de Gestão. O objetivo do projeto é disponibilizar aos órgãos de controle um mecanismo de alerta aos seus auditados, no que se refere ao descumprimento ou risco de descumprimento de determinada meta do PNE sob sua responsabilidade. Para isso, os alunos vão desenvolver um sistema que permitirá a criação automática de um documento destinado ao gestor municipal/estadual, com dados sobre determinada meta, para ser enviado ao email oficial do ente público.

A Prática em Engenharia de Software é uma disciplina importante para o desenvolvimento profissional dos estudantes de Engenharia de Software, pois permite que eles experimentem na prática o que aprendem na teoria, além de proporcionar um contato real com a dinâmica de trabalho de uma empresa de tecnologia. Para tanto, a Fábrica de Software ajuda os alunos a entender melhor como funciona um ambiente de trabalho, bem como quais ferramentas são utilizadas e como interagir com a equipe.