Foto com a equipe da Fábrica de Software e os alunos de Engenharia de Software.

Fábrica e alunos de ES concluem ciclo do projeto TC Educa com Instituto Rui Barbosa.

O Projeto TC Educa disponibiliza informações que permitem monitorar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Foto com a equipe da Fábrica de Software e os alunos de Engenharia de Software.

No dia 14 de setembro foi realizado o encerramento do segundo ciclo de desenvolvimento do Projeto TC Educa - projeto realizado por uma parceria entre a Fábrica de Software do INF e o Instituto Rui Barbosa (IRB), que conta também com a atuação dos alunos e professores da disciplina de Prática em ES do curso de Engenharia de Software.

Nessa etapa, foi entregue o Painel de Indicadores - com possibilidade de visualizar as informações das metas monitoradas pelo sistema, filtrar as informações de atendimento às metas do PNE por estados e municípios, visualizar a evolução do Brasil, estados e  municípios quanto ao cumprimento das metas estabelecidas, bem como a possibilidade de exportação dos dados. Foi entregue, também, a documentação de especificação de requisitos e uma nova logo para o projeto, além do início do processo de automação dos testes de aceitação por meio do Cypress.

Apresentação do progresso obtido nesse ciclo.

Os alunos de Engenharia de Software foram essenciais para a entrega. Por meio da disciplina Prática em Engenharia de Software, eles são inseridos em um ambiente de desenvolvimento próximo ao de uma empresa, sendo uma ótima oportunidade de adquirir experiência para o mercado de trabalho. Os alunos são selecionados para o projeto por meio de uma oferta de vagas. Os professores assumem o papel de consultores e os técnicos da Fábrica de Software são gerentes e líderes de time.

A entrega do segundo ciclo do projeto marcou também o encerramento da disciplina e contou com a presença dos professores da disciplina Prática em Engenharia de Software, dos Analistas de Software e equipe de comunicação da Fábrica de Software do INF, do coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Juliano Oliveira, do coordenador da Fábrica de Software, professor Leonardo Antonio Alves, e dos estudantes de Engenharia de Software que participaram do projeto.

Equipe de desenvolvimento contemplando os resultados obtidos.

No encontro de encerramento, foram apresentados os resultados do segundo ciclo de desenvolvimento do projeto, e os coordenadores Juliano Oliveira e Leonardo Antonio Alves, bem como a gerente do projeto Mariana Ramada, fizeram discursos onde destacaram o sucesso do ciclo de desenvolvimento e a importância dos alunos de Engenharia de Software terem a experiência de participar de um projeto real - e com tanta relevância. Houve, posteriormente, uma pequena confraternização pelos resultados satisfatórios.

O desenvolvimento do projeto terá continuidade nos próximos semestres. A próxima meta do projeto é realizar um novo produto do TC Educa, a Aplicação de Gestão, a qual permitirá aos Tribunais de Contas dispararem alertas para os gestores de entes federativos que estão em risco de descumprir as metas.

Painel TC Educa

Categorias: TC Educa Engenharia de Software Fábrica de Software Notícias Noticias