
Encerramento da Prática em Engenharia de Software 2025/1 reúne discentes, docentes e gestores na PRPI/UFG
No último dia 1º de julho de 2025, foi realizado o encerramento de mais um ciclo da Prática em Engenharia de Software. O evento aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), marcando a primeira vez que a finalização da disciplina ocorre fora do INF, num espaço institucional voltado à inovação tecnológica e ao fortalecimento da pesquisa aplicada.
No último dia 1º de julho de 2025, foi realizado o encerramento de mais um ciclo da disciplina Prática em Engenharia de Software (Prática ES) do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF/UFG). O evento aconteceu no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), marcando a primeira vez que a finalização da disciplina ocorre fora do INF, num espaço institucional voltado à inovação tecnológica e ao fortalecimento da pesquisa aplicada.
A cerimônia contou com a presença dos 34 discentes que atuaram como colaboradores nos projetos, além dos professores Leonardo Antônio Alves (também coordenador da Fábrica de Software), Sofia Larissa da Costa Paiva e Juliano Lopes de Oliveira, que atuaram como tutores das equipes. Também estiveram presentes os membros da **Fábrica de Software, que desempenharam os papéis de gerentes e gestores dos projetos ao longo do semestre, e os professores Renato de Freitas Bulcão Neto, Taciana Novo Kudo e Ernesto Fonseca Veiga, que acompanharam o evento como representantes da coordenação, do NDE e do corpo docente do curso. O evento também foi prestigiado por Luizmar Adriano Júnior, Diretor do Parque Tecnológico Samambaia, fortalecendo o vínculo entre a universidade e o ecossistema de inovação regional.
Durante a ocasião, os colaboradores apresentaram os resultados alcançados nos quatro projetos desenvolvidos neste ciclo:
- SOCC (Sistema de Oferta de Componentes Curriculares), que avançou para as fase de construção, consolidando funcionalidades voltadas à gestão inteligente da oferta de disciplinas e ao apoio à tomada de decisões acadêmicas;
- SIPROS (Sistema Integrado de Processos Seletivos), com abordagem flexível para atender diferentes modalidades de seleção de forma segura;
- PITT (Plataforma para Gestão da Propriedade Intelectual), com avanços significativos na comunicação dos processos de pedidos de patentes e acompanhamento de ativos intelectuais e no atendimento ao público da plataforma PITT;
- Processos (Mapeamento e Documentação de Processos da Fábrica), voltado à sistematização e à melhoria contínua dos fluxos de trabalho da própria Fábrica de Software, promovendo maior eficiência organizacional.
Os alunos destacaram, em suas falas, os aprendizados técnicos e interpessoais adquiridos ao longo da disciplina, incluindo práticas de versionamento, metodologias ágeis, integração contínua, testes automatizados, comunicação com stakeholders e trabalho em equipe interdisciplinar. Na ocasião também foram premiados pela Fábrica de Software os os colaboradores destaques de cada projeto.
A realização do encerramento na PRPI simboliza não apenas o reconhecimento institucional da importância da Prática ES, mas também o amadurecimento do modelo de ensino-aprendizagem baseado em projetos reais, colaborativos e com impacto social. A expectativa é de que, a partir deste ciclo, novas parcerias sejam estabelecidas entre a Fábrica de Software, a PRPI e o Parque Tecnológico, impulsionando iniciativas de inovação aberta, empreendedorismo acadêmico e transferência de tecnologia.
A disciplina Prática em Engenharia de Software consolida-se, assim, como uma experiência transformadora para os estudantes do curso, aliando teoria, prática e propósito social em um ambiente de desenvolvimento profissional autêntico e alinhado às demandas do mundo real.