Capa Site Novos alunos no projeto.jpg

Fábrica de Software recebe novos alunos para projeto com Tribunais de contas e Instituto Rui Barbosa

Alunos atuarão no projeto TC Educa, do Instituto Rui Barbosa, que visa oferecer um painel de acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação - PNE

visao-geral-tceduca.png

No início desta semana ocorreu a recepção dos alunos de Engenharia de Software para atuarem no projeto TC Educa como colaboradores da Fábrica de Software. O Projeto é uma parceria entre a UFG, a Fábrica e o Grupo de Trabalho Atricon-IRB, do Instituto Rui Barbosa, que visa oferecer um painel de acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, visando melhorar a qualidade da educação do país.

A parceria iniciou-se no segundo semestre de 2021 e contou, pela primeira vez, com a atuação de alunos da disciplina de Prática em Engenharia de Software, cujo objetivo inclui proporcionar aos alunos uma experiência concreta de integração entre teoria e prática, vivenciando situações reais e, neste caso específico, de interesse nacional. A Fábrica, por sua vez, oferece ferramentas, infraestrutura e está atenta à qualidade no desenvolvimento e evolução de software.

Ao final de 2021, ocorreu a reunião de conclusão do primeiro ciclo de desenvolvimento do Projeto TC Educa, para apresentar os resultados obtidos. A reunião contou com a presença de representantes do Instituto Rui Barbosa, do diretor do Instituto de Informática, professor Eliomar Araújo, do Coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Juliano Lopes, do presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso, professor Renato Bulcão, dos professores da disciplina de Prática em Engenharia de Software, dos analistas da Fábrica de Software e dos alunos da disciplina.

Com a nova turma da disciplina, foi iniciado o segundo ciclo de desenvolvimento dando continuidade ao projeto. Esse segundo ciclo se iniciou com uma semana de recepção dos novos alunos do curso como colaboradores, com uma programação pensada similar à recepção de um novo colaborador contratado em uma empresa.

Antes do início do semestre letivo, foi enviado aos alunos um formulário com o objetivo de conhecer o currículo e o perfil de cada um. Com esse conhecimento foi possível definir os papéis de cada aluno dentro da equipe. O primeiro contato com os alunos ocorreu no dia 30 de maio, em uma reunião presencial. Nesse encontro, foi apresentada como seria a dinâmica de trabalho dentro da disciplina, apresentando brevemente o projeto TC Educa.

A recepção continuou nos dois dias seguintes, com a apresentação mais detalhada do projeto, integração com a equipe de desenvolvimento, a alocação dos alunos nos times e apresentação da metodologia, padrões e repositórios utilizados pela Fábrica no projeto.

A ambientação dos alunos continua até a próxima semana, com uma reunião de checkpoint já agendada para a semana que vem para acompanhamento por parte da Fábrica de Software.

Texto: Mariana Soller Ramada

Categories: NOTÍCIA Fábrica de Software TC Educa Engenharia de Software Instituto Rui Barbosa Práticas Em Engenharia de Software